Monty no Brasil

Monty no Brasil
Monty

Como ninguém é de ferro… Nosso querido Monty, criador do MySQL(R) e do MariaDB, esteve no Brasil em fevereiro de 2010, para descansar, curtir o carnaval carioca, e também, como não poderia deixar de ser, discutir o futuro do MySQL(R) e do MariaDB.

Pessoalmente, para mim, é sempre um prazer conversar com o Monty. Por eu ser o principal evangelista do MySQL(R) no Brasil, desde 1999, é sempre uma ocasião única estar com o criador do banco de dados open source mais popular do mundo. É um momento de aprendizado sem igual. Monty é sempre muito educado, atencioso, acessível e pronto à nos ensinar.

Conversamos, longamente, sobre o MariaDB: treinamento oficial, certificação, roadmap, compatibilidade entre o MySQL(R) e MariaDB, performance, documentação, suporte especializado de nível L1/L2 e L3.

Compatibilidade entre MariaDB e MySQL(R): será sempre assegurada. A migração do MySQL(R) para o MariaDB se dá de forma simples. Consiste fazer o download do MariaDB, descompactá-lo, baixar o serviço do mysqld do MySQL(R) e subir o serviço do mysqld do MariaDB. Isto mesmo, como o MariaDB é um trabalho derivativo do MySQL(R) grande parte dos serviços (servidores), clientes, e utilitários que fazem parte da distribuição do MySQL(R) tem o mesmo nome.

Treinamento Oficial e Certificação: A Monty Program, empresa criada por Monty para desenvolver o MariaDB, em conjunto com a HTI Consultoria e Tecnologia estão desenvolvendo um treinamento oficial de alto nível, assim como, um programa de certificação. E a novidade: teremos material em português do Brasil.

RoadMap: Ao contrário do MySQL(R) que está cercado de incertezas, por mais que a Oracle tenha assumido compromisso de não descontinuar o produto, o MariaDB tem um programa de melhoria constante. E o melhor, não existe e jamais existirá plano de vender o MariaDB para o usuário final. O MariaDB será sempre livre, e, sempre gratuito. Existe, ainda, um maior rigor quanto aos fontes de distribuições liberadas aos usuários.

Monty

Performance: O MariaDB está mais veloz estável que o MySQL(R). E a idéia é continuar sempre na liderança. A maioria dos programadores que fizeram e, realmente, entendem do código fonte e do funcionamento do MySQL(R) desligaram-se da Sun Microsystems. Boa parte destes programadores estão trabalhando no MariaDB, sem amarras… sem restrições. O resultado disto é um código fonte melhorado e mais performático.

Documentação: Está previsto para o segundo semestre de 2010 termos documentação on-line para o MariaDB, inclusive em português do Brasil, colaboração minha e da HTI Consultoria e Tecnologia.

Suporte L1/L2 e L3: O MariaDB é livre. Gratuito. No entanto, empresas que desejam ter maior segurança, atendimento de nível superior, e uma maior proximidade com os criadores, poderão adquirir os Pacotes de Suporte (Support Packs). Estes pacotes de suporte visam cobrir todas as necessidades dos usuários do MySQL(R) e do MariaDB. Isto mesmo, o Pacote de Suporte pode ser comparado ao MySQL Enterprise (R), todavia, com atendimento em português em todos os níveis de complexidade: do atendimento mais simples ao mais especializado. Inclusive, com correções e personalização do código fonte.

O Monty destacou a importância do Brasil para o MariaDB. E a HTI Consultoria e Tecnologia foi escolhida para ser o ponto de presença do MariaDB no Brasil, pelo seu histórico de engajamento com o MySQL(R) há mais de 10 anos.

A primeira Conferência de MariaDB e MySQL(R) no Brasil está confirmada para o segundo semestre de 2010. Faltam acertar alguns detalhes de agenda, porém, Monty me garantiu sua presença.

Sites:

   HTI Consultoria e Tecnologia: http://www.hti.com.br

   Monty Program: http://askmonty.org/wiki/index.php/MariaDB

Agende uma reunião aqui

Visite nosso Blog

Saiba mais sobre bancos de dados

Aprenda sobre monitoramento com ferramentas avançadas

Monty

Tem dúvidas sobre nossos serviços? Acesse nosso FAQ

Quer ver como ajudamos outras empresas? Confira o que nossos clientes dizem nesses depoimentos!

Conheça a História da HTI Tecnologia

Compartilhar: