Socorro! Meu MacBook vai explodir!

Socorro! Meu MacBook vai explodir!
MacBook

Dia destes abusei do meu MacBook Pro. Subi 4 instâncias do MySQL 5.1, MySQL-Proxy. Todos os MySQL em replicação circular com uma base de 15G (total de 60GB por causa das 4 instâncias). Cada MySQL tinha um evento, disparado a cada segundo. Evento este que executa 100 INSERT’s. Assim, somando-se os eventos de cada instância + replicação, criei um ambiente com 400 INSERT’s por segundo (média) em cada servidor, e, no “cluster” de 1600 IPS.

Adicionalmente, no próprio (exaurido e bravo) MacBook Pro rodava ainda o mysqlslap com a intenção de simular um tráfego de 800 acessos simultâneos e elevar o uso do MySQL para 10000 QPS.

No MySQL-Proxy não tomei o cuidado de fazer a separação de leituras/escritas. Não, o objetivo era só distribuir a carga entre os 4 MySQL em replicação circular.

Eis que de repente vem a minha cabeça a famosa frase da NASA: “We have a lift off”. A ventoinha do Mac disparo para mais de 7000 RPM (comprovados pelo iStat). Pensei comigo ou eu paro de sacanear o bichinho, ou vou ter que buscar meu Mac na lua, ou pior, vai derreter a P. toda em cima da minha mesa!

Decisão óbvia: Amarrei o Mac na mesa, e, por via das dúvidas coloquei uma bacia debaixo da mesa. Nota: Minha esposa não ia ficar nenhum um pouco feliz se ao derreter meu Mac fizesse a maior lambança.

Meu bravo Mac concluiu a missão. Consegui rodar o meu benchmark com o MySQL Proxy que serviu de base para um laboratório a ser rodado em um servidor mais parrudo e posteriormente, um artigo.

O problema é que após tudo isto terminado minha ventoinha estabilizou em 6800~6900 RPM e não baixava mais. Estranho!

Dá-lhe monitor de atividade. CPU a 8%. Ou seja, nada que justifica-se a ventoinha tentando apagar incêndio.

iStat: CPU – OK, Temperaturas – OK, E/S – OK. Ventoinhas: 6800~6900 RPM.

MacBook

Vale reforçar para quem não é do mundo Mac que a ventoinha em funcionamento normal trabalha entre 1800~2400 RPM. Acima de 3000 RPM começa a ficar um barulhinho chato. Acima de 6000 RPM dá vontade de atirar o Mac pela janela.

Na tentativa de baixar a rotação da ventoinha fiz de tudo: desliguei todos os processos e programas… eis que… me lembrei de um sistema operacional em que “SE RESETANDO TUDO SE CONSERTA” (desculpem é muito mais forte que eu).

Resetei o Mac (sacrilégio!). E tchan! A ventoinha voltou mais puta da vida comigo. Acho que ela pensou “Me resetou né?! Então toma”. Sem nada rodando, recém resetado, e Dna. Ventoinha voltou pior que o Jason. Rodando a baiana. Louca. Desenchavida.

E eu, num ato de desespero e surto combinados: Apertei o botão de liga/desliga e segurei, aguardando o Jason (oops, meu Mac) morrer… a força… sem dó… desafiando toda a lógica e racionalidade.

Agora sim! Liguei meu Mac (se fosse windows nem ligaria de novo… oops, de novo!) e não acreditei. Jason tinha ido para sempre. Mas, sem seu lugar voltou Freddy e sua ventoinha assombrada.

Sem noção! Nem na base da porrada a ventoinha parou.

Resumo do problema: Ventoinha do MacBook/MacBook Pro dispara sem motivo aparente (ou após estresse) e não retoma seu estado normal

Solução: Desligar o equipamento, normalmente. Desconectá-lo do adaptador (carregador). Apertar e segurar o botão de liga/desliga por pouco mais de 5 segundos. A luz de estado (aquela na frente do Mac) irá piscar. Solte o botão, e ligue seu Mac novamente.

Agende uma reunião aqui

Visite nosso Blog

Saiba mais sobre bancos de dados

Aprenda sobre monitoramento com ferramentas avançadas

MacBook

Tem dúvidas sobre nossos serviços? Acesse nosso FAQ

Quer ver como ajudamos outras empresas? Confira o que nossos clientes dizem nesses depoimentos!

Conheça a História da HTI Tecnologia

Compartilhar: