

A versão 5.5 do MySQL chegou sem muito alarde, no calar da noite, substituindo a versão 5.4, talvez, a versão com menor vida útil da história do produto. A bem da verdade a 5.5 é um grande “bug fixing”, que chegou para corrigir uma série de “bugs”, principalmente, para quem utiliza particionamento.
Ainda, não fizemos nenhum teste com esta nova versão, embora já tenhamos baixado e instalado-a em um computador de testes. Contudo, o mais importante, agora é entender o que mudou e se vale a pena arriscar-se e colocá-la em produção, segue as principais novidades:
- Replicação semi-síncrona (lembre-se que a replicação do MySQL é 100% assíncrona)
- Agora pode-se se usar os tipos: VAR/VARCHAR, DATE e DATETIME nos particionamentos RANGE e LIST (antes só era possível tipo INT)
- MySQL Prunning ficou mais inteligente, podendo haver múltiplos parâmetros na clausula WHERE para recuperar linhas contidas em partições
- Cache Index/Load Index agora é permitido com partições
- Manutenção (REPAIR/OPTIMIZE/ANALYSE) de partições funcionando (haviam vários problemas com manutenção de particionamento)
- Novidade: Comandos BACKUP e RESTORE TABLE
- Novidade: Comandos LOAD TABLE & LOAD DATA FROM MASTER
- Novidade: Comando LOAD XML
Mas, como eu disse, a versão 5.5 é na verdade uma grande correção de bugs, com alguns novos comandos e funcionalidades. Como disse, ainda não testamos a versão, tão logo seja testada publicaremos o resultado. Agora, chique mesmo ficou este tal de “m2” acrescido ao final.
Visite nosso Blog
Saiba mais sobre bancos de dados
Aprenda sobre monitoramento com ferramentas avançadas

Tem dúvidas sobre nossos serviços? Acesse nosso FAQ
Quer ver como ajudamos outras empresas? Confira o que nossos clientes dizem nesses depoimentos!
Conheça a História da HTI Tecnologia