• Home

CAPEX e OPEX: o que são e por que é mais vantajoso optar pela última opção

22 Fevereiro 2023

É fundamental buscar formas de reduzir custos sem perder produtividade. Para isso, há empresas que têm optado por migrar das Despesas de Capital (CAPEX) para Despesas Operacionais (OPEX), pois esse ajuste permite continuar inovando com tecnologia e se manter competitivo no mercado.

CAPEX e OPEX são dois dos conceitos mais importantes em finanças corporativas. Basicamente, CAPEX se refere ao dinheiro gasto na compra ou melhoria de ativos que serão usados por um longo período, enquanto OPEX é o dinheiro gasto nas operações do dia a dia. 

Se você busca por formas de otimizar os gastos de sua empresa, continue lendo o texto para saber mais sobre CAPEX e OPEX e como afetam o orçamento do seu negócio!

O que é CAPEX?

Ilustração de CAPEX VS OPEX

A sigla CAPEX, do inglês CAPital EXpenditure, significa despesas de capitais ou investimentos em bens de capitais. Isto é, trata-se do custo total dos investimentos em ativos físicos, como imóveis, máquinas e equipamentos.

Investir em ativos CAPEX pode beneficiar sua empresa, agregando capital e gerando retorno. No entanto, isso só ocorre no longo prazo. Então, para garantir que o investimento valha a pena, o lucro gerado deve cobrir todo o custo da compra rapidamente, o que nem sempre é possível.

Por conta disso, fazer um cálculo de retorno sobre o investimento é essencial para entender as implicações financeiras disso.

O que é OPEX?

OPEX, do inglês OPerational EXpenditure, refere-se à quantia total de dinheiro que uma empresa gasta na execução de suas operações. Ou seja, a OPEX não inclui nenhuma despesa relacionada à compra de ativos.

Alguns exemplos de despesas OPEX são terceirizações, manutenção e locação de equipamentos e consumíveis.

OPEX é um custo recorrente que as empresas tentam reduzir para aumentar seus lucros. Ao minimizá-la, as organizações podem aumentar a sua produtividade, conduzindo-as ao sucesso.

Para obter o máximo do seu negócio, é essencial verificar se todos os custos operacionais estão contribuindo significativamente para a produtividade. Além disso, você deve certificar-se de que quaisquer serviços contratados atendam aos padrões necessários da empresa.

Diferenças entre CAPEX e OPEX

 

CAPEX

OPEX

Tipo de despesa

Compra de imóveis, maquinário, equipamentos, softwares, etc.

Custos operacionais, como locação de máquinas, equipamentos e softwares, custos de manutenção, taxas, serviços terceirizados e demais gastos consumíveis.

Pagamento

No ato da compra.

Recorrente, podendo ser mensal ou anual, por exemplo.

Dedução de impostos

A partir da depreciação dos bens.

Ao declarar impostos, pode-se subtrair os custos operacionais do valor total da receita tributável da empresa.

Por que é mais vantajoso migrar do CAPEX para o OPEX?

O modelo OPEX está se tornando cada vez mais popular entre as empresas,  em razão das vantagens fiscais. Sob o modelo OPEX, as empresas podem deduzir suas despesas de sua receita tributável, o que pode resultar em economias significativas. Isso é especialmente benéfico para empresas que possuem altos custos operacionais e precisam reduzir seus impostos.

Além disso, as empresas estão mudando de CAPEX para OPEX pela flexibilidade, escalabilidade e facilidade de aprovação do orçamento OPEX, pois é possível economizar custos ampliando ou reduzindo suas operações conforme necessário, sem precisar investir antecipadamente em ativos caros. Isso ajuda a gerenciar seu fluxo de caixa com mais eficiência e reduzir os riscos associados a investimentos de longo prazo.

Mais uma razão para migrar do CAPEX para OPEX é que, no primeiro, é preciso investir um alto custo, que oferecerá retorno no longo prazo. Mas, com a passagem do tempo, o bem começa a se depreciar.

E aí? Convenceu-se de que a OPEX é a melhor opção para sua empresa? Então, conheça o serviço de DBA da HTI Tecnologia, no qual você tem acesso a um profissional experiente na gestão de informações, para garantir a máxima segurança e performance da sua base de dados!


Últimos posts

SQL Server Standard ou Enterprise: qual escolher?

O SQL Server, um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Microsof...

Banco de dados na nuvem: desafios, benefícios e como escolher o melhor para seu negócio

O banco de dados na nuvem é uma forma de armazenar e acessar dados na Internet, ao invés de inser...

Como selecionar o sistema de gestão de banco de dados ideal para seu negócio

Gerenciar um banco de dados é uma tarefa complexa, mas necessária para qualquer organização que q...

Entre em contato:

HTI Tecnologia the database company
HTI Tecnologia Selo ISO9001
Contato
  • (11) 4063-6900
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Segunda à Sexta: 09:00 às 18:00
  • R. Claudio Soares, 72 - São Paulo, SP
2021 HTI Tecnologia. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade