Lançado oficialmente no ano passado, o SQL Server 2016, versão mais recente do gerenciador de banco de dados Microsoft, apresenta uma série de melhorias e avanços tecnológicos. Focado em proporcionar performance de ponta e garantir a total segurança para as empresas, o software promete revolucionar o mundo do armazenamento e análise de dados corporativos - e logo abaixo você descobre mais sobre como isso pode acontecer.
Porque o SQL Server é importante para a sua empresa
Quer saber mais? Entre em contato com a HTI!
O Microsoft SQL Server é um software de gerenciamento banco de dados que permite administrar, limpar e tratar esses dados para que, assim, eles sejam transformados em informação
valiosa que auxilia na tomada de decisões corporativas mais assertivas - tudo através de uma plataforma de dados amigável e de fácil uso
Segundo a Microsoft, o SQL Server 2016 é o maior passo à frente no histórico de plataforma de dados da empresa. A versão mais atual do sistema conta com funcionalidades e ferramentas que prometem trazer ainda mais qualidade ao software, como:
análise operacional em tempo real;
visualizações avançadas em dispositivos móveis;
análise interna avançada;
nova tecnologia de segurança;
e novos cenários de nuvem híbridos.
Novidades da versão 2016
A versão mais recente do SQL Server mantém a tradição de garantir a segurança e a privacidade dos dados das corporações - o sistema foi considerado o menos vulnerável nos últimos seis anos pelo National Institute of Standards and Technology Comprehensive Vulnerability Database (NIST). Toda essa confiança de que tal histórico será mantido se baseia na nova tecnologia de encriptação e privacidade de dados, chamada Always Encrypted.
Voltado cada vez mais para o Business Intelligence (BI) dinâmico e moderno, o SQL Server 2016 proporciona insights em qualquer dispositivo (móvel ou desktop), seja online ou offline. Assim, garante uma tomada de decisão estratégica e embasada mesmo em condições adversas para o administrador do servidor.
O objetivo do software é se afirmar como uma ótima opção de plataforma escalonável que tem tudo integrado e que traz ainda o diferencial de permitir a análise dos dados transacionais e analíticos em tempo real - e, portanto, possibilita insights imediatos sobre essas informações. Isso ocorre diretamente no banco de dados do SQL Server 2016, sem o usuário precisar mover os dados para a análise, trazendo mais agilidade na interpretação dos dados.
Outra novidade na versão 2016 é a funcionalidade Stretch Database. Ela permite que os usuários armazenem uma parcela dos dados em uma base de dados OLTP e uma outra fração deles, utilizada com menos frequência, na nuvem através do Microsoft Azure. E o melhor é que ambas as fontes de dados são acessíveis para aplicações ligadas ao SQL Server.
Uma vantagem extra do SQL Server 2016 é a versatilidade do servidor, que mantém sua performance de alto desempenho independente dos dados da sua empresa estarem em seu datacenter, na nuvem privada ou no Microsoft Azure.
Com novas funcionalidades que promovem a aproximação entre o gerenciamento técnico eficiente do banco de dados com a visão estratégica que a análise de informações exerce dentro das corporações, o Microsoft SQL Server 2016 se mostra uma ferramenta valiosa - quase fundamental - para quem procura modernizar o setor de Business Intelligence da sua empresa.
Confira também: Tuning banco de dados SQL Server: dicas e técnicas de otimização