• Home
  • Blog
  • Como reduzir os custos com a computação em nuvem?

Como reduzir os custos com a computação em nuvem?

07 Março 2022

A maior parte das empresas que opta pelo cloud computing entende que a diminuição dos custos é uma das principais vantagens. 

Porém, é nítido que muitas organizações ainda não sabem como fazer isso de forma eficiente e acabam arcando com custos elevados, como se ainda utilizassem ambientes físicos de armazenamento.

Confira, neste conteúdo, tudo o que você precisa saber sobre a redução de custos com a computação em nuvem!

Computação em nuvem

Computação em Nuvem

A computação em nuvem, ou cloud computing, é o armazenamento de dados e a capacidade de computação, de uma empresa, em servidores disponíveis na internet, por meio de provedores diferentes.

Quem opta por essa solução, não precisa ter um ambiente físico para acessar seus arquivos e pode fazê-lo em qualquer lugar do mundo, 24h por dia. Tudo é feito de forma remota e muito mais segura, com a ajuda da internet.

Quer saber mais? Entre em contato com a HTI!

Como reduzir os custos na nuvem

Para reduzir os custos com a computação em nuvem, é preciso automatizar processos, ter um plano de capacidade bem-definido e contar com reservas de instância. 

Automatização

Você pode automatizar a ligação de desligamento das máquinas conforme os momentos de maior ou menor demanda. 

É possível deixar migrar o sistema de gestão da empresa para a nuvem e manter os próprios equipamentos em funcionamento apenas durante o expediente, por exemplo.

Dessa forma, nos finais de semana e nos feriados, os equipamentos não estarão em funcionamento, o que pode aumentar a vida útil deles e reduzir os custos de energia elétrica.

Plano de capacidade

Para ter uma redução de custos significativa, é preciso que a empresa desenvolva um plano de capacidade, ou capacity planning, que serve para prever o comportamento dos equipamentos em diferentes situações.

Uma dessas situações pode ser um aumento exagerado de demanda. No caso dos e-commerces, esse aumento poderia ser sentido durante a Black Friday ou em outros dias de promoção.

No caso da computação em nuvem, ter esse tipo de previsão documentada pode ser a chave para economizar na hora da contratação de recursos, sejam estes mais potentes ou um pouco mais econômicos, dependendo da necessidade da empresa.

Reservas de instância

Por fim, precisamos falar sobre as reservas de instância. Trata-se de uma espécie de plano em que as empresas pagam por um pacote contratado previamente. Esses pacotes costumam ser até 33% mais econômicos do que os serviços sob demanda utilizados na nuvem.

Para escolher o pacote ideal, é preciso fazer um bom planejamento, sempre com antecedência, é claro. Isso pode ser feito por meio dos serviços da Amazon Web Services (AWS), que oferecem excelentes soluções seguras e estáveis para computação em nuvem.

Gostou do conteúdo? Então, continue no site da HTI Tecnologia para conhecer os serviços e diferenciais da empresa. Se desejar, aproveite para fazer um orçamento conosco!


Últimos posts

SQL Server Standard ou Enterprise: qual escolher?

O SQL Server, um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Microsof...

Banco de dados na nuvem: desafios, benefícios e como escolher o melhor para seu negócio

O banco de dados na nuvem é uma forma de armazenar e acessar dados na Internet, ao invés de inser...

Como selecionar o sistema de gestão de banco de dados ideal para seu negócio

Gerenciar um banco de dados é uma tarefa complexa, mas necessária para qualquer organização que q...

Entre em contato:

HTI Tecnologia the database company
HTI Tecnologia Selo ISO9001
Contato
  • (11) 4063-6900
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Segunda à Sexta: 09:00 às 18:00
  • R. Claudio Soares, 72 - São Paulo, SP
2021 HTI Tecnologia. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade