• Home
  • Blog
  • Recuperação de banco de dados

Recuperação de banco de dados

03 Outubro 2022

Exclusão acidental de dados, desligamento repentino do dispositivo de armazenamento, problemas no disco magnético e ataque por ransomware são apenas um dos fatores que prejudicam a segurança, a disponibilidade e a confiabilidade das informações contidas no banco de dados.

Segundo a pesquisa Índice Global de Proteção de Dados, feita pela Dell Tecnologias em parceria com a consultoria Vanson Bourne e publicada em julho de 2021, 36% das organizações brasileiras que participaram do estudo admitem que perderam informações em seus bancos de dados.

Esse cenário destaca a importância de recuperar banco de dados, processo responsável por localizar os fragmentos dos dados corrompidos e reconstruí-los.

Confira o artigo, saiba como recuperar dados nos principais sistemas utilizados atualmente e fique por dentro do assunto!

Como recuperar banco de dados?

Recuperação de banco de dados

Saiba como é possível restaurar os principais sistemas de bancos de dados:

MySQL

No banco de dados MySQL, é possível recuperar arquivos de uma cópia de backup e também arquivos perdidos e excluídos por meio de aplicações específicas.

No primeiro caso, é preciso gerar um novo banco de dados pelo comando MySQL ou utilitário homônimo. Depois, é só indicar o comando “mysqldump”, para restaurar o banco de dados do arquivo de backup.

Já no segundo caso, as instruções dependerão do programa selecionado para executar a recuperação, mas geralmente consiste em selecionar a unidade dos dados perdidos, para que a ferramenta efetue uma varredura.

SQL Server

Para reaver os dados do SQL Server, faça um backup do log de transações de outra unidade de disco, para manter sua integridade. Em determinados casos, pode ser necessário excluir o banco de dados identificado como “suspect”, para seguir com a recuperação dos arquivos. Na sequência, selecione a opção para restaurar o último backup full e, por fim, o backup do novo log.

Oracle

Para restaurar o banco de dados do Oracle, basta localizar os arquivos ou espaços para tabelas no nó de destino e restaurá-los com o auxílio do assistente de restauração.

Firebird

O Firebird conta com o gfix, o utilitário de reparação, disponibilizado pelo próprio sistema. Para iniciar a reabilitação do banco de dados, no Windows, clique em iniciar > executar > digitar “cmd”.

Após abrir o prompt, localize a pasta “bin” do Firebird e confira se o banco de dados retorna alguma mensagem de erro. Se retornar, repare-o e, depois, teste novamente para verificar se o erro se mantém. Caso isso ocorra, será preciso efetuar um backup completo para recuperar o banco de dados. Do contrário, ou seja, o erro não persistir, gere uma nova base de dados para os arquivos recuperados.

Conte com a expertise da HTI Tecnologia

A HTI Tecnologia é referência no mercado quando o assunto é gestão de banco de dados. Com 30 anos de experiência no segmento, a HTI já conta com inúmeros cases de sucesso. Conte com a expertise da HTI para gerir o banco de dados da sua empresa e entre você também para nossa lista de casos de sucesso!

 


Últimos posts

SQL Server Standard ou Enterprise: qual escolher?

O SQL Server, um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Microsof...

Banco de dados na nuvem: desafios, benefícios e como escolher o melhor para seu negócio

O banco de dados na nuvem é uma forma de armazenar e acessar dados na Internet, ao invés de inser...

Como selecionar o sistema de gestão de banco de dados ideal para seu negócio

Gerenciar um banco de dados é uma tarefa complexa, mas necessária para qualquer organização que q...

Entre em contato:

HTI Tecnologia the database company
HTI Tecnologia Selo ISO9001
Contato
  • (11) 4063-6900
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Segunda à Sexta: 09:00 às 18:00
  • R. Claudio Soares, 72 - São Paulo, SP
2021 HTI Tecnologia. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade