• Home
  • Blog
  • 6 dicas de como garantir a segurança de dados no home office

6 dicas de como garantir a segurança de dados no home office

14 Novembro 2022

A segurança de dados tem sido objeto de preocupação frequente no universo corporativo, principalmente, com o aumento de colaboradores atuando em regime home office.

Fora do escritório e, consequentemente, longe das do departamento de TI, as chances de que os funcionários sejam vítimas de ataques cibernéticos se tornam maiores. Por outro lado, a boa notícia é que há formas razoavelmente simples para minimizar esses riscos.

Determinados hábitos podem contribuir para que dados sensíveis e sigilosos estejam assegurados, ainda que o colaborador esteja trabalhando remotamente. Prossiga com a leitura e confira 6 dicas de como garantir a segurança de dados no home office!

1. Desenvolva uma política de senhas fortes 

Homem trabalhando em home office com segurança de dados garantida

Um tipo de ataque cibernético bastante comum é a quebra da senha do usuário. Ardilosos, os criminosos conseguem invadir redes e acessar e-mails, por meio de senhas fáceis e previsíveis.

Por esse motivo, é importante criar uma senha forte. Para tanto, evite combinações óbvias, como datas de aniversário. O mais indicado é elaborar uma combinação de números, palavras e símbolos. Caso tenha dúvidas, vale obter orientação no departamento de TI da empresa.

2. Use VPN

O Virtual Private Network (VPN) é uma das formas mais usadas para assegurar a segurança de dados no home office. Essa tecnologia assegura o tráfego de dados, criando uma rede interna da empresa. A rede pode ser acessada remotamente, entretanto, apenas por computadores e dispositivos habilitados.

Muitos colaboradores escolhem trabalhar em cafeterias, coworkers e outros espaços públicos. Nesses espaços, é natural que se utilize o wi-fi local para se conectar à internet. É nesse momento que o VPN aparece como uma solução eficiente para proteger o usuário de eventuais invasões na rede.

3. Crie uma rotina de backup

Adotar o hábito de realizar backups periódicos é uma forma preventiva de assegurar os dados. A ação permite que você sempre tenha acesso a uma cópia das informações que constam no seu dispositivo.

Assim, diante uma perda acidental ou sequestro dos dados, é possível acessar os arquivos, uma vez que estão armazenados em nuvem ou no próprio servidor da empresa.

4. Reforce seu firewall

O firewall é um dispositivo de segurança de dados que monitora o tráfego da rede, de modo a identificar conexões inseguras e bloquear acessos não autorizados.

É possível configurar o firewall para que funcione conforme o protocolo de segurança da empresa. Inclusive, é comum que a própria organização disponibilize o software para os funcionários em home office.

5. Utilize equipamentos da empresa

Não é incomum que trabalhadores em home office utilizem o equipamento da empresa para fins pessoais.

Entretanto, essa prática não é recomendável, uma vez que, ao acessar vídeos e fazer downloads, o usuário naturalmente se torna mais vulnerável a vírus e outros ataques cibernéticos. Mesmo que não tenha a intenção, nesses casos, a segurança de dados fica comprometida.

Por isso, é fundamental que, tendo a opção, o colaborador utilize os dispositivos fornecidos pela empresa somente para realizar suas funções profissionais.

6. Conscientize a equipe

Ao lado do funcionário, a empresa também é responsável em garantir a segurança do seu banco de dados. Caso contrário, poderá ter problemas com a Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde 2019. Além disso, a própria organização pode ter a sua reputação prejudicada, caso ocorram vazamentos de informações sensíveis de terceiros.

Para evitar esse cenário e outras diversidades, é interessante que a empresa invista em ações educativas visando conscientizar as equipes em relação ao tema. Treinamentos periódicos podem ser úteis para ensinar os colaboradores práticas capazes de evitar ataques cibernéticos.

É nesse sentido que o trabalho em conjunto do RH com o departamento de TI aparece como uma estratégia valiosa. Juntos, esses setores podem orientar a implementação de medidas eficientes na promoção da segurança de dados no home office.

Conte com a HTI Tecnologia

Percebeu como pode ser simples adotar medidas voltadas para a segurança de dados no trabalho remoto? Seguindo as nossas dicas, é possível reduzir as chances de ataques cibernéticos, ainda que as equipes estejam atuando fora do ambiente corporativo.

Se deseja aumentar a sua segurança digital, conte com a HT1 Tecnologia. Com 30 anos de história, possuímos expertise em serviços voltados para monitoramento de banco de dados, recuperação de RDBMS e soluções de segurança corporativa. Entre em contato e saiba mais!


Últimos posts

SQL Server Standard ou Enterprise: qual escolher?

O SQL Server, um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Microsof...

Banco de dados na nuvem: desafios, benefícios e como escolher o melhor para seu negócio

O banco de dados na nuvem é uma forma de armazenar e acessar dados na Internet, ao invés de inser...

Como selecionar o sistema de gestão de banco de dados ideal para seu negócio

Gerenciar um banco de dados é uma tarefa complexa, mas necessária para qualquer organização que q...

Entre em contato:

HTI Tecnologia the database company
HTI Tecnologia Selo ISO9001
Contato
  • (11) 4063-6900
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Segunda à Sexta: 09:00 às 18:00
  • R. Claudio Soares, 72 - São Paulo, SP
2021 HTI Tecnologia. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade