• Home
  • Blog
  • Como fazer um bom gerenciamento de riscos em TI?

Como fazer um bom gerenciamento de riscos em TI?

16 Novembro 2022

O gerenciamento de riscos em Tecnologia da Informação (TI) é um conjunto de ações que visa administrar ameaças inerentes aos recursos de TI. Esse processo é fundamental às empresas, pois é um dos que garante a integridade, a confiabilidade, a disponibilidade e a segurança das informações contidas no banco de dados. E é ainda mais imprescindível agora que a aplicação das sanções administrativas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) começaram a valer e os ataques cibernéticos tem aumentado e se sofisticado.

Mas não basta efetuar o gerenciamento de riscos em TI; é preciso saber como fazê-lo, para assegurar sua eficiência, e é sobre isso que trataremos no artigo de hoje!

Como funciona o gerenciamento de riscos em TI?

DBA efetuando o gerenciamento de riscos em TI

Como dissemos, o gerenciamento de riscos em TI corresponde a um conjunto de ações cujo objetivo é gerir ameaças que comprometam os recursos de TI. Tais ações são ordenadas nas seguintes etapas:

  • Identificação: o primeiro passo é identificar todas as vulnerabilidades sob as quais o banco de dados possa estar exposto, a fim de identificar os possíveis riscos existentes. Nessa etapa, devem-se considerar tanto os riscos externos (desastres climáticos, ciberataques) quanto os internos, como acesso livre ao banco de dados para todos os colaboradores da organização e ausência de treinamento eficiente para ensinar os funcionários a utilizarem corretamente o ambiente de armazenamento de informações;
  • Classificação: após identificar os riscos, deve-se classificá-los por nível de impacto prejudicial à empresa (moderado, alto, extremo). Esse processo auxiliará no estabelecimento de prioridades no momento de controlar um problema, indicando as operações mais críticas para o negócio e que, portanto, devem ser resolvidas primeiramente;
  • Plano de contingência: após ordenar os riscos conforme o nível de impacto, é o momento de propor ações que visem solucionar e mitigar os efeitos do problema identificado;
  • Ação e monitoramento: por fim, caso algum dos riscos identificados se torne realidade, basta colocar em ação as estratégias elaboradas para contê-lo e, após isso, monitorar o desempenho da base de dados para se certificar de que está de fato seguro.

Gerenciamento de riscos em TI é com a HTI Tecnologia

A HTI Tecnologia é uma empresa especializada em gestão de dados e que conta com uma experiência de mercado de mais de 30 anos. Dentre os serviços oferecidos pela HTI, destacamos o treinamento, a sustentação, o monitoramento e a consultoria em banco de dados e, claro, o gerenciamento de riscos em TI.

Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais sobre nossos serviços de gestão de banco de dados!


Últimos posts

SQL Server Standard ou Enterprise: qual escolher?

O SQL Server, um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Microsof...

Banco de dados na nuvem: desafios, benefícios e como escolher o melhor para seu negócio

O banco de dados na nuvem é uma forma de armazenar e acessar dados na Internet, ao invés de inser...

Como selecionar o sistema de gestão de banco de dados ideal para seu negócio

Gerenciar um banco de dados é uma tarefa complexa, mas necessária para qualquer organização que q...

Entre em contato:

HTI Tecnologia the database company
HTI Tecnologia Selo ISO9001
Contato
  • (11) 4063-6900
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Segunda à Sexta: 09:00 às 18:00
  • R. Claudio Soares, 72 - São Paulo, SP
2021 HTI Tecnologia. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade