Os dados têm tido mais relevância no meio corporativo. E não é por menos. Com uma base de dados bem-estruturada, é possível conhecer o perfil do público-alvo, analisar cenários e tomar as melhores decisões. Uma prova disso é o aumento na demanda por profissionais de dados, que aumentou quase 500% só no primeiro semestre de 2021, segundo a HR Tech de recrutamento digital Intera.
Contudo, para que tais informações ofereçam esses benefícios, é indispensável assegurar a integridade de dados, e é sobre esse assunto que trataremos neste artigo. Confira!
O que é integridade de dados?
Um dado íntegro é aquele que mantém suas propriedades originais preservadas, mesmo após um processo de migração, integração ou atualização, por exemplo.
Para você compreender melhor, é preciso saber que há dois tipos. Confira quais são.
Integridade física
Corresponde à segurança da precisão dos dados, conforme são guardados e recuperados. A integridade física normalmente é comprometida quando há desastres naturais ou ciberataques, mas também pode ser afetada por falhas humanas e durante o processo de armazenamento.
Integridade lógica
Esse tipo de integridade é responsável por manter os dados inalterados e seguros contra falhas humanas e ciberataques. É dividido em quatro grupos:
- Integridade da entidade: a precisão dos dados é garantida pelo alto volume de colunas, linhas e tabelas do ambiente de armazenamento e também ao evitar que as informações sejam nulas ou listadas mais de uma vez;
- Integridade referencial: protege a integridade dos dados, baseando-os em outra tabela relacionada;
- Integridade de domínio: assegura a integridade dos dados, ao definir o domínio de uma coluna. Por exemplo, se uma coluna deve conter a idade dos clientes em números, não será possível inserir letras e símbolos;
- Integridade definida pelo usuário: como o próprio nome sugere, nesse caso, a integridade dos dados é garantida por meio de regras criadas pelo próprio usuário, para atender as necessidades particulares do seu negócio. Esse tipo de integridade é usado quando as demais modalidades não são suficientes.
Qual a importância da integridade de dados para o negócio?
Como dissemos, os dados têm tido destaque no meio corporativo, pois fornecem uma base sólida para realização de análises precisas e tomada de decisões, com maiores chances de sucesso.
Mas vale lembrar que isso só é possível porque a integridade dos dados é mantida. Do contrário, as avaliações com base nessas informações e as ações tomadas poderão estar equivocadas, resultando em desperdício de tempo e dinheiro à empresa.
Cabe ressaltar, ainda, que a integridade de dados é responsável por garantir que as informações armazenadas sejam facilmente rastreadas e relacionadas a outros dados.
Conte com a HTI Tecnologia para garantir a integridade de seus dados
A HTI Tecnologia é especializada em banco de dados e conta com uma experiência de mais de três décadas de atuação no mercado. Dentre as soluções oferecidas pela HTI, destacam-se os serviços MySQL, em especial, o de integridade de dados. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como a HTI pode ajudar você e sua empresa