A migração de banco de dados é o processo que ocorre na movimentação do local em que dados estão sendo armazenados. Não se trata necessariamente uma mudança física.
Essa ação pode ser realizada por diversos motivos: necessidade de atualização do parque tecnológico da empresa, redução de custos, aprimoramento da segurança interna e/ou implementação de novas políticas.
Independentemente do motivo, a migração de banco de dados é um projeto complexo, que envolve inúmeras etapas. Tudo começa com a tomada de decisão de migração e interrupção dos serviços até o batimento da consistência das informações no novo banco de dados. Quer saber mais? Então, continue com a leitura!
Um dos principais motivos que costumam demandar a migração de banco de dados é a necessidade de atualização do software. Assim, é possível melhorar a performance do sistema, os níveis de segurança e a conformidade das informações.
Essa ação é realizada, pois é preciso que o banco de dados seja funcional, acessível e seguro em todas as suas instâncias. No entanto, ainda existem outros motivos que podem para essa decisão. A seguir, conheça alguns deles.
Outro fator que pode fazer com que haja a decisão pela migração de banco de dados é a busca pela redução de custos. Dependendo do software envolvido, os investimentos podem onerar o planejamento financeiro do setor de TI, visto que é preciso considerar licenças, profissionais qualificados e equipamentos.
Dessa forma, com a migração para outro software com custo de licença mais acessível, é possível obter uma economia significativa, tanto a médio quanto a longo prazo.
Atualmente, a tecnologia em nuvem é uma das mais utilizadas. Nesse sentido, muitas empresas estão migrando seus bancos de dados para servidores em nuvem, por questões de segurança e custos.
Além disso, possui mais facilidade de acesso simultâneo, bem como um controle mais eficiente na autorização. Em outras palavras, a tecnologia em nuvem proporciona mais facilidade e segurança para os profissionais que usam o sistema.
Em muitas empresas, é comum haver múltiplos bancos de dados. Isso significa que as informações são descentralizadas, o que dificulta que sejam implantadas inovações digitais. No entanto, isso pode ser resolvido justamente com a migração de banco de dados.
Para tanto, é necessário realizar um estudo sobre o software que dará o melhor suporte, conforme o perfil dos dados que serão armazenados. Além disso, é feito um plano para que essa movimentação dos dados seja implantada.
Existem sistemas que são mais utilizados atualmente para a migração de dados e atendem a necessidades específicas. Confira as principais migrações.
O PostgreSQL é um banco de dados que utiliza a metodologia de objeto-relacional, pautado no PostgreSQL. Criado em Berkeley, é open source, o que permite incrementos conforme a necessidade de cada projeto.
Já o MySQL é o banco de dados mais utilizado para quem está em busca de aplicações mais velozes. Alguns dos principais atributos são o retorno rápido às suas consultas e principalmente a segurança em relação ao armazenamento de informações.
A migração de banco de dados ocorre especialmente por questões de velocidade, visto que o MySQL possui um retorno de milésimos de segundos. No entanto, é recomendado para bases informacionais de pequeno e médio portes.
O banco de dados Firebird é Open Source tem compatibilidade para SQL-92. O código-fonte foi desenvolvido a partir do InterBase 6, conseguindo atender mais de 10 sistemas operacionais. O acesso ao código é gratuito, mas alguns recursos devem ser adquiridos, para poder ser utilizado.
Já o MySQL é um banco Open Source que oferece outros recursos e vantagens para quem escolhe migrar seus dados para a plataforma. Além disso, o gerenciamento das informações pode ser feito de forma simplificada.
Por fim, chegamos ao banco de dados da Microsoft: o Access. Apesar de funcional, possui algumas limitações, permitindo o uso apenas para gestão de uma base pequena de dados, já que seu limite de armazenamento é de 1 Gb. Vale destacar que o Access possui limitações em relação à gestão de acessos e à segurança.
Dessa forma, muitas empresas que contam com o Access como banco de dados estão migrando para os serviços MySQL. Essa escolha é atribuída à robustez da plataforma para bases de pequeno e médio portes e também à velocidade de acesso.
O processo de migração de banco de dados envolve diversas etapas, requerendo atenção dos envolvidos. Dessa forma, evitam-se perdas de dados ou inoperância desnecessárias. Além disso, é possível mencionar outras dificuldades no processo, tais como:
Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a HTI Tecnologia é especialista em consultorias, treinamentos e monitorias de banco de dados. Conte com o nosso Suporte MySQL e faça a sua migração de dados com toda a segurança e eficiência necessárias!