Estamos gerando novos dados a todo momento, pois, como estamos constantemente conectados, cada passo dado é registrado por algum software. Isso é ótimo para os negócios, porque assim, podemos conhecer melhor o perfil comportamental de nossos clientes e monitorar os processos internos da empresa.
Contudo, se não for feito periodicamente o DB diagnóstico, ou seja, o check-up do database, você poderá perder ou comprometer a confiabilidade e a integridade dos dados coletados, deixá-los vulneráveis a ciberataques, prejudicar os processos da empresa que dependem de dados, dentre outros.
Se você não sabe como esse serviço é executado e quando contratá-lo, confira o artigo e entenda mais sobre o assunto!
Como é realizado o serviço de diagnóstico de banco de dados?
O serviço de diagnóstico do banco de dados é feito em três etapas
- Identificação dos problemas;
- Verificação das causas;
- Proposição de melhorias.
Na etapa de identificação dos problemas, realiza-se uma série de testes para coletar informações sobre o desempenho do banco de dados, por exemplo:
- Mapeamento do ambiente onde está instalado o banco de dados no que se refere ao hardware, software, sistema operacional e à infraestrutura de rede;
- Verificação dos parâmetros e configurações da base de dados;
- Avaliação de queries e índices;
- Análise de integridade e consistência dos dados;
- Identificação da quantidade de usuários concorrentes;
- Constatação do volume de dados processados;
- Espaço e armazenamento disponível;
- Averiguação do nível de segurança do ambiente de dados.
Após concluir os testes e identificar os problemas que estão comprometendo a performance do banco de dados, já será possível verificar as causas dos problemas e recomendar os reparos necessários que, se aprovados, poderão ser implementados na sequência.
Quando realizar o DB diagnóstico?
O ideal é realizar o monitoramento contínuo do banco de dados e, periodicamente, uma avaliação mais aprofundada. O profissional responsável pela análise de desempenho do banco de dados é o Database Administrator (DBA), ou administrador de banco de dados.
Caso você não conte com esse tipo de profissional em sua empresa, mas seus colaboradores já estejam reclamando da demora para carregar dados e desaparecimento de informações e legado de sistemas, está mais do que na hora de contratar o serviço de diagnóstico de banco de dados.
É justamente por isso que se recomenda o monitoramento contínuo. Assim, o banco de dados não atinge um estado crítico e mais complexo e demorado de ajustar, nem arrisca perder dados e outros inconvenientes.
Como a HTI pode me ajudar?
A HTI Tecnologia é especializada em banco de dados e oferece diversos serviços na área, e um deles é o DB diagnóstico. Além disso, se você deseja mais segurança e performance para seu banco de dados, a HTI disponibiliza serviços de DBA 24 horas, sete dias por semana. Entre em contato e saiba mais!