• Home
  • Blog
  • Disaster recovery: como preparar sua empresa para o inesperado

Disaster recovery: como preparar sua empresa para o inesperado

13 Fevereiro 2023

À medida que nosso mundo se torna mais digital, as empresas enfrentam riscos em razão de ameaças: ataques cibernéticos, falhas de hardware e desastres naturais. Sem um plano adequado de recuperação de desastres, esses riscos podem interromper facilmente as operações de uma empresa, causando consequências desastrosas.

Nesse cenário, o disaster recovery se destaca como uma importante medida para ajudar as empresas a minimizar o tempo de inatividade e as perdas financeiras devido a desastres, porque o planejamento de recuperação de desastres garante que as empresas tenham recursos e processos para responder rapidamente a qualquer tipo de problema.

Para saber mais sobre o assunto e não deixar sua empresa sofrer com desastres evitáveis, confira o artigo!

O que é disaster recovery?

Mão masculina impedindo que peças de dominó derrubem as demais peças, representando o conceito de disaster recovery.

A recuperação de desastres é um processo importante que envolve um conjunto de medidas preventivas a serem tomadas durante e após um desastre. É essencial que as empresas tenham um plano abrangente, para lidarem com essas situações.

É necessário delinear procedimentos operacionais detalhados, para garantir que os recursos críticos estejam sempre acessíveis em caso de emergência.

Os planos de disaster recovery devem objetivar minimizar a interrupção das operações e garantir a estabilidade organizacional. Além disso, ajudam as empresas a se recuperarem com eficiência após um incidente.

O que leva uma empresa a buscar pelo serviço de disaster recovery?

Muitos motivos levam uma empresa a precisar colocar em ação um plano de disaster recovery. Confira os principais.

Crimes cibernéticos

Um dos motivos que leva uma empresa a colocar em ação seu disaster recovery são os ataques cibernéticos, ou seja, tentativas maliciosas de violação do sistema de segurança de uma organização, para obtenção de acesso a informações confidenciais. 

O ciberataque pode ocorrer de várias formas: ataques de malware que podem infectar computadores e redes, até ataques de ransomware, que exigem pagamento pela liberação de dados criptografados ou de hacker, que rouba informações confidenciais.

Falhas de hardware, software ou sistema

Outra razão que leva as organizações a recorrerem ao disaster recovery são as falhas em hardwares, softwares ou sistemas, que podem assumir várias formas, como mau funcionamento de hardware, bugs de software, dentre outros.

Falha humana

O plano de disaster recovery também é colocado em ação quando ocorrem falhas humanas, uma das principais causas de perda de dados e interrupções de processos. O colaborador pode acabar excluindo informações ou configurando equivocadamente algum software ou sistema, comprometendo a disponibilidade, integridade e confiabilidade dos dados.

Queda de energia

Caso a empresa não conte com um gerador de energia próprio, estará sujeita aos riscos causados por uma queda de energia. Além de provocar perda de dados e interrupção de processos, a queda de energia pode comprometer o funcionamento dos equipamentos permanentemente caso queimem.

Desastres naturais

Por fim, mais um motivo para buscar pelo serviço de disaster recovery são os desastres naturais, eventos catastróficos e perigosos, que podem perturbar vidas humanas e causar danos físicos e econômicos significativos. 

Os desastres naturais podem assumir várias formas: inundações, furacões, tornados, terremotos, incêndios florestais e tsunamis, comprometendo toda a infraestrutura tecnológica de uma organização.

Como implementar um plano de disaster recovery?

Antes de mais nada, é preciso destacar que o plano de disaster recovery deve conter ações de prevenção, bem como medidas que sejam aplicadas durante e após a ocorrência do problema, a fim de mitigarem as consequências.

Com isso em mente, é preciso fazer um mapeamento das vulnerabilidades do negócio e das soluções disponíveis, para prevenir e resolver os problemas encontrados. Na sequência, é fundamental definir as prioridades para a continuidade das operações da empresa, isto é, as necessidades críticas de cada setor, para que a empresa volte a funcionar normalmente o mais rápido possível.

Se você precisa de apoio técnico para elaborar um plano de disaster recovery, conte com o serviço de consultoria da HTI Tecnologia e também com um DBA remoto para monitorar seu banco de dados!


Últimos posts

SQL Server Standard ou Enterprise: qual escolher?

O SQL Server, um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Microsof...

Banco de dados na nuvem: desafios, benefícios e como escolher o melhor para seu negócio

O banco de dados na nuvem é uma forma de armazenar e acessar dados na Internet, ao invés de inser...

Como selecionar o sistema de gestão de banco de dados ideal para seu negócio

Gerenciar um banco de dados é uma tarefa complexa, mas necessária para qualquer organização que q...

Entre em contato:

HTI Tecnologia the database company
HTI Tecnologia Selo ISO9001
Contato
  • (11) 4063-6900
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Segunda à Sexta: 09:00 às 18:00
  • R. Claudio Soares, 72 - São Paulo, SP
2021 HTI Tecnologia. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade