• Home
  • Blog
  • Segurança de dados para sua empresa: conheça alguns procedimentos importantes

Segurança de dados para sua empresa: conheça alguns procedimentos importantes

16 Setembro 2022

A segurança de dados corresponde a um conjunto de medidas, de caráter preventivo ou reativo, que visam garantir a proteção das informações pessoais compartilhadas no ambiente virtual. Como você deve perceber, as boas práticas de coleta, tratamento e armazenamento de dados têm se tornando mais relevantes atualmente, em razão da ampliação do acesso a dispositivos eletrônicos e à internet. Só para você ter uma ideia, conforme pesquisa TIC Domicílios, 81% dos brasileiros acessaram a web em 2021.

A maior adesão ao espaço online fez com que o compartilhamento de informações sigilosas aumentasse, principalmente durante a pandemia, que contribuiu para a aceleração do processo de transformação digital no Brasil. Por um lado, isso foi muito bom para os negócios, não é mesmo? Mas, por outro, muitas empresas não tiveram tempo suficiente para se preparar para o que estava por vir: uma série de ataques cibernéticos.

Parcela significativa da população brasileira já foi alvo desses ataques. Isso é o que indica o estudo encomendado pela Mastercard ao Datafolha, que revela que 73% das pessoas que já ouviram falar de ataques cibernéticos passaram por esse tipo de problema.

Assim como os dados de clientes e potenciais clientes são extremamente úteis para as empresas elaborarem estratégias de marketing e de vendas mais efetivas, também são valiosos para os cibercriminosos, porque é possível obter muito dinheiro vendendo-os ou utilizando-os para aplicar golpes.

Por mais que o cenário pareça desafiante, há um conjunto de medidas de segurança de dados que pode ser aplicado em sua empresa para evitar sérios problemas, como fraude e vazamento de informações. Então, que tal conhecê-las, a seguir?

Importância da segurança de dados para a empresa

Segurança de dados

Com relação aos procedimentos de segurança de dados, é importante que você saiba que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei n.º 13.709/2018, está em vigor no país desde 2020. No início, foi dado um prazo para as empresas se adaptarem às novas exigências legais, antes que as sanções administrativas fossem aplicadas. Tal prazo expirou em agosto de 2021, portanto, caso sua empresa não esteja em conformidade com a lei, estará sujeita às penalidades previstas. As mais graves são:

  • Multa de até 2% do faturamento da empresa (excluídos os tributos), limitada ao total de 50.000.000,00 por infração;
  • Publicização da infração, após ser apurada e confirmada a ocorrência.

Ou seja, é muito importante que você assegure a proteção dos dados de seus clientes, funcionários, parceiros e fornecedores, pois a fraude, ou vazamento de informações, pode resultar em um grave prejuízo financeiro e manchar a imagem do negócio, ok?

Procedimentos que devem ser realizados

Como prometido, confira uma lista com os principais procedimentos de segurança de dados:

  • Criptografia de dados: consiste no estudo, planejamento, execução e monitoramento de técnicas matemáticas que visam garantir uma comunicação segura, pela conversão em uma linguagem que apenas as pessoas e os sistemas que tenham recebido a permissão de acesso consigam decifrar. Por conta dessa característica, a criptografia de dados é muito aplicada para garantir a proteção de arquivos, bancos de dados e tráfego de informações por meio de um canal desprotegido.
  • Armazenamento em nuvem: baseia-se na tecnologia de computação em nuvem (cloud computing), que permite o armazenamento de dados em um servidor online, possibilitando que os usuários acessem as informações de qualquer dispositivo e de forma descentralizada. Ou seja, os usuários acessam o mesmo material, simultaneamente, mas de lugares diferentes. É possível aplicar níveis de acesso para limitar a visualização e edição de dados extremamente confidenciais e programar backups periódicos para reduzir a probabilidade de extraviar dados.
  • Inteligência artificial: aplicada à segurança de dados, corresponde ao conjunto de algoritmos programados para detectar ameaças em potencial e gerar uma resposta instantânea ao ataque automaticamente. Por isso, é uma excelente ferramenta para apoiar o processo de monitoramento de banco de dados, arquivos, etc.
  • Gestão de riscos: refere-se ao mapeamento das fragilidades do negócio, à proposição e promoção de estratégias – para diminuir ou evitar problemas que coloquem os dados sob risco – e o monitoramento dessas ações estratégicas. Recomendam-se guias de boas práticas de segurança de dados da empresa e a exigência de que as diretrizes estabelecidas sejam seguidas.

Conheça a HTI Tecnologia

A HTI é uma empresa de tecnologia especializada em monitoramento, armazenamento e manipulação de dados. Reconhecida por trazer o Avast e o MySQL para o Brasil, a HTI é especializada em banco de dados relacionais e detém o maior conhecimento técnico de alto nível em MySQL no país.

Conte com a expertise da HTI para gerir o banco de dados da sua empresa e garantir total segurança aos dados de seus clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores!


Últimos posts

SQL Server Standard ou Enterprise: qual escolher?

O SQL Server, um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Microsof...

Banco de dados na nuvem: desafios, benefícios e como escolher o melhor para seu negócio

O banco de dados na nuvem é uma forma de armazenar e acessar dados na Internet, ao invés de inser...

Como selecionar o sistema de gestão de banco de dados ideal para seu negócio

Gerenciar um banco de dados é uma tarefa complexa, mas necessária para qualquer organização que q...

Entre em contato:

HTI Tecnologia the database company
HTI Tecnologia Selo ISO9001
Contato
  • (11) 4063-6900
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Segunda à Sexta: 09:00 às 18:00
  • R. Claudio Soares, 72 - São Paulo, SP
2021 HTI Tecnologia. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade